segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Livro: Músicas e Musas

Já contei aqui neste post os títulos que estou lendo este fim de ano, um deles é o "Músicas e Musas", de Michael Heatley & Frank Hopkinson que acabei de terminar e adorei desde que vi - daqueles "comprei pela capa", inclusive por causa da fotografia de Marianne Faithful ilustrando-a.


Claro que é um "resumão", afinal, são apenas 50 músicas e 144 páginas. É ótimo para deixar na bolsa e ler na rua/ônibus/metrô e conhecer pequenas curiosidades por trás de músicas famosas como Lola, Suzanne, Life on Mars e Wonderful Tonight.
Algumas histórias são bem conhecidas como Maybe I'm Amazed, que Paul McCartney compôs para Linda no período em que os Beatles estavam se separando outras nem tanto - pelo menos para mim. Por exemplo, tanto Something (George Harrison) quanto Layla (Eric Clapton) foram inspiradas pela mesma mulher, a modelo Pattie Boyd - que era casada com George e depois com Eric.


Outra musa de várias canções foi a travesti Candy Darling, que inspirou Lou Reed em Candy Says e Walk on the Wild Side e, supostamente, foi a diversão de Ray Davies (The Kinks) durante uma noite, em NY.


Clássicos da dor de cotovolo existem para nós por causa de dores reais em momentos difíceis da vida de alguns artistas como In The Air Tonight, que Phil Collins compôs quando estava se separando de sua mulher ou Fire and Rain, que James Taylor compôs fazendo referência à uma amiga que cometeu suicídio enquanto ele estava internado recuperando-se do vício em drogas.


Tem na Saraiva por R$34,90 :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...