sábado, 19 de julho de 2014

Exposição: Pérolas


O Museu de Arte Brasileira da FAAP (SP) inaugurou a exposição “Pérolas”, organizada pelo Qatar Museums. A mostra reúne mais de 200 peças - entre joias e obras de arte - mostrando a grande variedade de cores e formas de pérolas naturais e cultivadas que podem ser criadas com o material.


Entre os itens, a tiara de ouro, prata, diamantes e pérolas naturais do Golfo que pertenceu a condessa Raine Spencer e um  cachecol feito com 50 mil pérolas Akoya, cultivadas pela empresa Mikimoto.


A exposição apresenta o uso das pérolas ao longo dos séculos como um símbolo de prestígio e riqueza - Coco Chanel sempre era vista usando longos colares de pérolas e foi uma das mais importantes disseminadoras do seu uso no mundo da moda. A primeira parte apresenta os mais variados tipos de pérolas, uma rara coleção, os perigosos métodos de trabalho dos mergulhadores de pérolas, as práticas comerciais dos negociantes do Golfo e os equipamentos necessários para a pesagem e a valoração.


A segunda parte da exposição é sobre a utilização das pérolas em joias e destaca as mudanças do design ao longo da história até a modernidade, realçando o trabalho dos designers contemporâneos.


Em cartaz até 28 de setembro, a mostra, sob curadoria de Sheikha Al Mayassa - mentora das artes no Oriente Médio - comemora o Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014.


Imagens: RG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...