sábado, 28 de dezembro de 2013

Sobre o ano velho, o novo ano e um novo (re)começo.

O ano está acabando e eu não vou ficar de mimimi sobre o que aconteceu de bom nem de ruim, 2013 foi um ano de mudanças e desafios. Acho que o mais importante pra mim foi a minha fase profissional. Este post é um mix do meu trabalho com algumas dicas (básicas) sobre o que envolve minha profissão de Stylist.

Ainda não estou onde eu queria, e eu adoro a sensação de achar que nunca vou saber. Porque eu não quero sossegar! Comecei achando que queria escrever sobre moda, depois descobri que produção de moda é o que faz o sangue correr mais forte, e durante os jobs, fui descobrindo outras áreas... e isso é outro assunto!

Comecei 2013 retornando ao curso de pós-graduação em Produção de Moda que eu havia trancado, não por não saber se era o que eu queria - oras, eu amo moda desde... wow nem lembro! ;) - mas porque não sabia bem em que área eu poderia atuar onde eu estava (primeiro em Cachoeiro, depois em Vitória).
Hoje vou fazer uma retrospectiva do ano mostrando os trabalhos.


Quando eu decidi entrar na área de produção de moda logo pensei: não tenho portfolio. O que eu fiz? Juntei uma equipe linda e produzi o meu primeiro editorial desde o começo: conceito, contratação de equipe, locação, escolha da modelo, procura das peças, empréstimo, devolução... gente, isso é assunto que envolve muitos posts! 
Uma ~simples~ imagem como esta demora a ser feita, principalmente quando o editorial completo envolve 7 ou 8 trocas de looks e peças de várias lojas que precisam ser devolvidas no mesmo estado em que foram retiradas - como é o caso do editorial Colour me Blind, disponível neste link.


O segundo editorial (com a mesma equipe) foi inspirado na década de 20. No começo ia ser algo mais de época mesmo - estava no começo no burburinho em torno do lançamento do The Great Gastby - mas como a produção contou com alguns atrasos e até o dia das fotos eu já não aguentava mais tanto editorial sobre Gatsby então buscamos algo menos literal mas com muito do que foi usado nessa década: plumas, pérolas, maquiagem carregada, entre outros. Veja aqui.


E aí eu queria fotografar editoriais o tempo todo, porque eu sou uma workaholic sem cura hehe e resolvi começar alguns para o blog. O primeiro foi Memories, com looks com peças retrô/vintage em sépia fotografados em uma casa antiga. Postado aqui. Foi feito de forma simples e bem rápido mais como um "rascunho" e também um registro dessa casa que eu amo!


As minhas experiências foram com moda feminina, exceto por algumas páginas de trajes de noivos para a revista Noivas de Passerelle. Novamente, mesmo algo que parece muito simples, pode levar um dia inteiro de trabalho e contratempos (que quase sempre existem, inclusive! E saber lidar com eles de forma calma é um grande desafio desse trabalho). Foi uma ótima experiência (eu não negaria outra) mas, realmente acredito que eu gosto mais da moda feminina mesmo!


O lookbook de Dia dos Namorados das Lojas Metal Nobre foi um dos trabalhos mais difíceis e cansativos. Em apenas um dia escolhi as peças (que são de duas lojas: a Metal Nobre, que tem um público mais adulto, e sua segunda loja, a Desire, que atinge um público mais jovem) então os looks ficavam muito nesse meio termo, atingindo dois públicos de idades diferentes e em várias situações (casual, festa, trabalho, etc). Entre 15 a 20 looks com tudo sendo feito em 12 horas é MUITO trabalho! rs


O Verão 2014 da Bargain é um queridinho pra mim por dois motivos: minha primeira campanha e a primeira campanha da tradicional multimarcas com 20 anos de lojas! *-* Muita responsabilidade nas mãos, uma ótima equipe e ótimos resultados para o cliente. A loja agora tem um blog onde estão disponíveis todas as fotos da campanha.


Além da campanha, produzi um editorial com foco em beleza (maquiagem para o verão) mas também usando os acessórios da coleção.


Outro queridinho é o mais recente editorial Bags & Other Stories usando apenas bolsas do Alto Verão de marcas como Confraria, Luiza Barcelos, La Spezia, Drizza, Isla, entre outras.


Editorial Chegou a Hora, especial sobre o horário de verão para a Revista AG.


Editorial Summer Dreams com os sempre incríveis vestidos de verão da Regina Pagani.


Alto Verão 2014 da A Benedita, onde a proposta foi mostrar a variedade de opções que a marca trabalha, como contei aqui.


A coleção Schutz by Lala Rudge para Bargain. Este foi para um post do blog em que eu precisava ser rápida e mostrar os modelos da coleção. Fiz sozinha, fotografei, montei tudo e devolvi os sapatos - outro ponto super importante: trabalhar com sapatos é MUITO difícil pois existem os solados que precisam ser protegidos com muito cuidado para que a própria proteção da sola não estrague o modelo.


O último (do ano) aqui do blog com looks praia e festa de fim de ano.


As colaborações na coluna Tudo a Ver no A Tribuna, onde, durante o ano, eu dei várias dicas de moda, fiz o styling e até modelo eu fui! ;)


E essa baguncinha que eu deixei pro final foi o registro da primeira visita a cliente para consultoria de imagem, uma nova descoberta. Pensei que "meu lugar" seria apenas na produção de moda mas percebi que a mesma satisfação que eu sentia quando alguma leitora do blog me conta que "descobriu" algo com dicas minhas aqui eu poderia ter na "vida real" quando a cliente olha uma roupa e diz que acha linda mas não tem nada que combina. Aí você monta vários looks com a peça e outras que ela já tem e é uma sensação gratificante mostrar pra ela que ela não precisa comprar mais para ter mais looks. E é um super desafio porque você tem que trabalhar com um estilo que não é o seu e com os mais variados tipos de corpos. Vamos combinar: vestir uma modelo magrela é fácil, vestir pessoas ~normais~ que tem seus "defeitos" ou simplesmente pontos do corpo que a incomodam é um desafio e tanto!


Este foi o ano pra mim, muitas descobertas e aprendizados. A cada trabalho percebendo onde eu posso melhorar mais. Percebendo que a área de produção de moda exige também conhecimento (mesmo que básico) em todas as áreas que a envolvem (fotografia, maquiagem, etc). E, principalmente, é um trabalho que envolve pessoas, e saber lidar com elas da melhor forma possível é essencial.

E eu espero ter muito mais pra contar sobre isso tudo aqui em 2014 - e tempo para postar mais!

Feliz Ano Novo!


Curta a página no Facebook para acompanhar os trabalhos em 2014! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...