sábado, 23 de novembro de 2013

Dica de Leitura: Retalhos de Craig Thompson

Tenho lido pouco. Gostaria de ler muito mais e estou tentando voltar a uma rotina. No meio dos rascunhos do blog encontrei um texto pela metade de um dos últimos quadrinhos que li. 


Retalhos é uma história auto-biográfica de Craig Thompson em que o autor conta sua própria história vivendo em Wisconsin, uma pequena cidade onde neva quase o ano todo.
Desde criança ele convive com o medo, cercado por ensinamentos cristãos que bloqueiam sua imaginação na hora de desenhar em várias etapas da vida, desde a infância até a adolescência. Há também a relação com o irmão mais novo e a relação distanciada que se estabelece entre eles, que dividiam a cama e histórias imaginadas durante a infância. Há o primeiro amor, Raina, que vive situação semelhante de aprisionamento e questões religiosas, mas consegue combater melhor essas barreiras e é parte importante nas descobertas do autor.


Craig consegue transformar os fantasmas da infância em uma bela reflexão sobre religião, relação com família e a forma como as coisas são impostas durante a criação no processo até nos tornarmos adultos. O livro ganhou prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), prêmio Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista) e prêmio da crítica da associação francesa de crísticos e jornalistas de quadrinhos.


Leitura leve que me levou a muitas reflexões, apesar da aparente simplicidade. E aproveite o fim de ano que é uma ótima dica de presente que tem grandes chances de agradar até quem não tem hábito de ler quadrinhos! 

#dicadanay  ;) Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...