terça-feira, 14 de maio de 2013

Tudo passa, a moda também. Uma reflexão sobre a moda e suas tendências.

Você é o que você veste. Li isso em algum lugar um dia desses e fiquei pensando na moda e, principalmente, os eventos que a envolve (como desfiles) e o fato da maioria das pessoas estarem vestidas de forma praticamente igual, mesmo com a liberdade de poder criar e se sentir à vontade em um ambiente (supostamente) criativo, liberal e inspirador como os eventos de moda podem ser.

Afinal, o que é "tendência" que os blogs ditam por aí? Desde quando você tem que ter alguma coisa? Sabe o que é tendência e é atemporal? Comprar de forma consciente e, principalmente, o que combina com o SEU estilo. Também valorizar o que você tem de melhor, afinal, nem tudo que está "na moda" serve para todas e o que se vê nas passarelas é um corpo que a maioria das pessoas ~normais~ não têm.

Lembro que durante os 5 dias da última edição do Fashion Rio, o que eu mais vi por lá foi a tal da calça listrada - que eu me lembro bem no comecinho desse modismo ter desejado uma, desejo que (ufa!) logo passou. E aí me pergunto: todos esses #lookdodia com listras verticais vão parar aonde na próxima tendência? Vão virar pijama? Vão ficar encalhadas no guarda-roupa? Falando nisso, como é o SEU guarda-roupa? Você usa tudo o que tem?

Compras por impulso ou guiadas por simples modismos podem acabar levando a um guarda-roupa pouco funcional, por isso com frequência as pessoas acabam pensando que "não tem o que vestir" no dia a dia. A moda indica tendências (que podem facilitar as nossas compras ou nos levar a armadilhas) e elas podem ser referência para renovar o guarda-roupa a cada estação e adequar-se ao clima do momento - inspirada por aspectos culturais, econômicos, um filme, um estilo musical, enfim.

Pensando assim, será que vale a pena gastar muito (e dividir em várias parcelas) algo que será usado por um tempo e depois, bem, vai saber o que se fazer com essas peças depois... A própria mistura do branco e preto é um clássico. Sempre foi e sempre será. Em detalhes, poás, xadrezes, flores e listras verticais ou horizontais.

Eu amo preto e branco, inclusive tenho uma saia de listras verticais que foi de uma tia lá pela década de 90! (Hello, moda que vai e volta!). As cores fazem parte do meu estilo (olha aqui meu look com ela). Mas, será que na próxima estação você ainda vai usar esta calça ~da moda~?

Fica a reflexão. E imagens de looks em p/b que vai dar pra usar daqui a muito tempo ainda. (:





















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...