terça-feira, 19 de março de 2013

Editorial Samba Summer 2013

Tem um tempinho que eu queria postar isso aqui, é um editorial feito para uma matéria da minha pós-graduação em Produção de Moda/Styling na Veiga de Almeida (RJ).

Cada grupo tinha como tema um fotógrafo de moda e o escolhido para o meu grupo foi Yasuhiro Wakabayashi, o Hiro. Ele trabalhava com uma aparência muito "limpa" nas fotografias e o uso da luz foi revolucionário pelo que era usado na época, essa era inclusive uma das principais características do trabalho dele, além de um quase surrealismo e senso de elegância (pelo uso de poucos elementos) e até um pouco de sexualidade - quando trabalha com detalhes do corpo das modelos.





Além da luz, ele mudou o conceito de fotografias de relógios, sapatos, esmaltes, jóias e maquiagem, elevando esse tipo de fotografia a um nível artístico.  Você com certeza já viu algum trabalho dele, um dos mais famosos é um colar Harry Winston na pata de uma vaca para a Harper's Bazaar, em 1963 - revista para a qual ele foi um grande colaborador entre 1956 e 1975.


Os closes eram seus pontos fortes, ele usava muito os pés e mãos das modelos, enquadramentos ousados, efeito de cor, atenção à iluminação, ampliações, artifícios de linguagem que buscavam um equilíbrio visual e muitos detalhes, sendo estes elementos parte do estilo usado para denominar o trabalho dele: a fragmentação.

Ela pode ser descrita como "uma ação para demonstrar movimento e variedade", os elementos e suas unidades são separados, se relacionam entre si, mas possuem características isoladas.
No nosso caso, por exemplo, usamos fotografias das modelos de corpo inteiro mas, no resultado final,  focamos nos detalhes como o colo, olhos e boca.




Por causa desse foco em detalhes e, inclusive pelo próprio Hiro ter feito muitas campanhas de maquiagem, resolvemos usar a M.A.C. e criar uma edição limitada - que é uma proposta frequente da marca (fazer parcerias com famosas e lançar mini coleções). A special collection "Samba Summer 2013" representa a mulher brasileira e é inspirada pelo carnaval daqui, por isso muitas cores, brilho e tons vibrantes.

Depois da pós-produção, o resultado final foi este:





Créditos
Produção/Styling: Nayara Tognere, Patrícia Botelho, Thayane Oliveira, Suellen Ramos
Edição: Gabriel Bittencourt
Fotografia: Fabio Kotinda
Beleza: Thayane Oliveira
Modelos: Dandara Oliveira, Jennifer Nandez e Vivi Smith
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...