terça-feira, 18 de setembro de 2012

Antony Gormley no CCBB-RJ

Como eu tinha contado aqui, no último fim de semana eu quis fazer a turista no Rio (rs) e, apesar de ter ido ao CCBB, nem vi nada da retrospectiva James Dean, mas descobri um artista que eu amei. Antony Gormley é britânico e a maior parte do seu trabalho envolve o corpo humano (inclusive ele usa seu próprio corpo como molde para algumas de suas obras) tornando o trabalho um estudo de corpo, espaço e tempo.

Além da exposição "Corpos Presentes - Still Being" no CCBB, 27 esculturas estão espalhadas pelo centro da cidade (isso eu não vi) e os corpos de ferro fundido (em tamanho real, modeladas a partir do próprio corpo do artista) ficaram espalhados no topo de prédios. Amazonian Field foi uma das que eu mais gostei, são 24 mil esculturas em terracota feitas durante a conferencia ambiental Rio 92 com a ajuda de cem moradores de Porto Velho, em Rondônia, as esculturas preenchem uma sala inteira e ainda formam várias "manchas" se você ficar observando, fora que eu ficaria horas ali olhando a carinha que cada uma tem!
Breathing Room também é incrível, desde quando você entra por um corredor escuro até chegar na sala com as molduras fotoluminescentes formando vários quadrados e outras formas.
Mas tudo isso é infinitamente melhor pessoalmente... Então corra! A exposição fica no CCBB até o dia 23 (alô, galera do Rio, ainda dá tempo!) sob curadoria de Marcello Dantas.

Selecionei algumas imagens do trabalho de Gormley e tem muito mais no site dele.

Angel of the North (maquete) 1995

Angel of the North (1995 - 1998)

Another Place (1997)

Breathing Room III (2010

Contract, 2011

Drift I, 2012

European Field, 1993

Exposure, 2010

Facts and System



Still Being

Sum, 2012

Vessel, 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...