segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Exposições: CCBB-RJ

Mais um fim de semana no Rio, dessa vez rolou um tempinho para uma passadinha no CCBB. A idéia era ver a exposição "I am a cliché - Ecos da estética punk" mas acabei descobrindo uma outra sobre Miles Davis (já falei dele aqui) e foi uma ótima surpresa!

A exposição Queremos Miles, concebida pela Cité de La Musique (Paris) é uma trajetória pela carreira de Miles através de imagens e de sua música. São 8 sequências temáticas, 300 itens entre gravações, vídeos, documentários, matérias publicadas em jornais e revistas, roupas, partituras, obras de arte (pinturas de Jean Michel Basquiat e Mati Klarwein e fotografias de Annie Leibovitz e Irving Penn), desenhos do próprio Miles e até instrumentos musicais, como um sax que pertenceu a John Coltrane. Como parte da programação ocorrem palestras, festival de jazz e se encerra no dia da morte de Miles, com mesa redonda, mediada pelo jornalista Antonio Carlos Miguel, com o crítico José Domingos Raffaelli e músicos. Até 28 de setembro.


I am a cliché (nome que faz referência à banda de punk inglesa X-Ray Spex) foi lançada na França com curadoria de Emma Lavigne do Centro Cultural Georges Pompidou. A exposição traz a coleção e discos de vinil de Thierry Planelle e 12 artistas como Jamie Reid, David Lamelas, Dennis Morris, Peter Hujar, Stephen Shore, entre outros e seus olhares sobre a imagem na estética punk. São 150 obras, fotografias, colagens e instalações (inlcusive uma que faz referência à Factory de Andy Warhol (a parte que eu mais gostei) com os screen tests, inlcusive o de Nico *-* e as famosas fotografias que Robert Mapplethorpe fez de Patti Smith. Até 2 de outubro.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...